Demasiado iodo é pior para o teto
Existem muitos princípios ativos usados para desinfetar os tetos dos animais, e aparece, todos os meses, um novo que aparenta ser a solução milagrosa. No entanto, desta vez, gostaria de falar do preventivo mais comum e usado no mercado, o Iodo.
Há muitas fórmulas e produtos disponíveis para desinfetar os tetos à base de iodo. O seu largo espectro antimicrobiano inclui bactérias, vírus e fungos. Eles atuam por mecanismos de oxidação-redução, que, por sua vez, destroem as proteínas e as estruturas dos ácidos núcleicos das células. Todos os preventivos à base de iodo incorporam um complexo orgânico de iodo (a substância ativa) e diferentes combinações de agentes complexantes, tensoativos, detergentes, emolientes, umetantes e acidificantes.
A química do iodo é complicada, porque forma complexos com certos polímeros, como por exemplo: os tensoativos; ou pirrolidina de polivinilo, que mantêm o iodo em solução. Estes complexos de iodo libertam uma fração muito pequena do iodo complexado na sua forma de iodo livre, que é a sua forma ativa, atuando como desinfetante. O iodo complexado é a fonte de origem de iodo livre por uma reação de equilíbrio. Assim que o iodo livre é consumido, o iodo complexado transforma-se em iodo livre, fazendo com que exista sempre substância ativa disponível. A conjugação destes dois tipos de iodo, o livre e o complexado, representam o iodo total disponível, mas apenas uma muito pequena fração representa o iodo livre desinfetante.
Níveis elevados de iodo livre são muito irritantes para a derme dos tetos, o que faz com que os produtos sejam formulados para fornecer um equilíbrio de desempenho bactericida mantendo, ao mesmo tempo, a saúde da pele. Isto significa que estes preventivos não podem ter iodo a menos, porque correm o risco de não serem eficazes a desinfetar, nem podem ter iodo a mais, pois correm o risco de serem muito agressivos para a pele do teto. A adicionar a esta problemática, o tipo de agente de complexação usado afeta muito a dinâmica do equilíbrio do iodo livre, o que faz com que a avaliação e quantificação do iodo total disponível não seja uma boa medida de performance – um produto iodado com 5000 ppm de iodo total não significa que tenha mais iodo livre do que um produto iodado com 2800 ppm de iodo total. Tudo depende dos agentes de complexação e dos outros ingredientes presentes no preventivo.
Ao contrário do iodo total, o iodo livre é muito difícil de medir, embora seja possível fazê-lo com técnicas, por exemplo, potenciométricas. Com isto em mente, o produtor, para escolher o produto iodado que vai usar, deve basear-se nas provas de eficácia microbiológica que o mesmo apresenta, e na certeza que a fórmula escolhida, procura, não só ser eficazmente desinfetante, como também adequada para manter uma boa saúde da pele do teto. Nunca se deve fundamentar, para tomar a sua decisão, na quantidade de iodo que o produto A tem em comparação com o produto B.
SABIA QUE…
O Iodo livre também reage com material orgânico? É por isso que a atividade bactericida, de produtos à base de iodo, é reduzida se os produtos são usados em condições de sujidade – quando os tetos são mal limpos na etapa da preparação da ordenha. Por vários motivos, é extremamente importante uma boa rotina de limpeza na pré-ordenha, mas também, para que decorra uma boa desinfeção no pós-ordenha.
São adicionados tensoativos (detergentes) para melhorar a penetração do desinfetante? Tanto na pele dos tetos, como na matéria orgânica o que facilita a sua ação. Esta ação desinfetante pode levar até dez minutos para ser completamente eficaz, mas começa imediatamente após o momento da sua aplicação.
Os desinfectantes à base de iodo devem ter um pH menor que 6,5? Este pH serve para fornecer estabilidade ao iodo. No entanto, a exposição a soluções ácidas da pele dos tetos tem o potencial de as irritar, o que leva a que os produtos contenham emolientes e umetantes para reduzir o potencial de irritação da saúde do úbere e dos tetos.
Antigamente os produtos à base de iodo continham ácido fosfórico e chamavam-se iodósforos? Atualmente, é muito raro acontecer, mas, por vezes, ainda se encontram no mercado produtos com ácido fosfórico.