A importância dos distribuidores automáticos de leite na alimentação dos vitelos
Uma boa vaca leiteira produtora não se consegue, sem que primeiro, exista uma boa otimização da recria de vitelos, ou seja, “uma boa recria será o futuro da exploração“. Os distribuidores automáticos de leite para vitelos são equipamentos que permitem realizar uma gestão mais cuidada da alimentação, dedicada aos vitelos, reduzindo custos, tempo de mão-de-obra e ajudando na obtenção de vitelos mais fortes e saudáveis.
As principais vantagens dos alimentadores automáticos de vitelos são:
- Uma alimentação que respeita o equilíbrio fisiológico do animal;
- Desenvolvimento mais rápido do vitelo na sua passagem para ruminante;
- Melhorias na saúde animal (em média reduz em 30% as perdas face ao modelo convencional – “balde“);
- Crescimento mais acelerado do animal;
- Facilidade e flexibilidade de tarefas e simultaneamente uma grande poupança de tempo (em média reduz 80 a 90% do tempo face ao modelo convencional);
- Soluções simples e versáteis na construção de um viteleiro;
- Uma alimentação apropriada com sistema de distribuição por idades;
- Alimentação distribuída uniformemente ao longo do dia, assegurando ainda uma uniformidade nas quantidades, concentrações e temperaturas da toma do leite;
- Volume das doses (tomas) é adaptado à fisiologia do animal;
- Evitam-se sobre consumos;
- Desmame suave (personalizado) e sem stress para os animais;
- Equipamento bastante fiável com reduzida manutenção;
- Sistema de limpeza automático;
- Facilidade de calibração e ajuste das doses;
- Uma alimentação apropriada em função de planos de alimentação.
Podemos ter no mesmo espaço animais com diferentes necessidades de alimentação, pelo que podemos traçar curvas distintas de acordo com a necessidade. Para além destes benefícios, os vitelos têm outras necessidades nutricionais, não apenas o leite, em que este sistema de alimentação facilita a sua distribuição.
É muito importante que os vitelos tenham feno de boa qualidade a partir da segunda semana, concentrado de elevada digestibilidade a partir da terceira semana, e a silagem de milho no final do desmame. O desmame controlado ajuda imenso na procura destes alimentos colocados à disposição dos vitelos.
Quais as opções disponíveis?
A escolha do alimentador que melhor se adequa a cada Exploração deve ser feita de acordo com os equipamentos disponíveis no mercado. O alimentador de vitelos dá-lhe a flexibilidade de monitorizar o desempenho dos vitelos quando e onde quiser. O programa de gestão disponibilizado pode ser consultado no seu computador ou no Smartphone, dando-lhe uma visão clara e fácil de todos os seus vitelos, permitindo ainda gerar relatórios e gráficos para uma maior facilidade de gestão e tomada de decisões. Poderá, ainda, escolher entre alimentar os seus vitelos apenas com leite em pó, leite fresco ou a combinação de ambos.
Para cada um dos modelos referidos estão disponíveis as seguintes opções:
- Alimentador de leite em pó;
- Alimentador combinado (Kombi distribui leite em pó e leite cru);
- Alimentador de leite cru.
Condições aconselhadas para a instalação de um alimentador automático de vitelos
Um fator importante a ter em conta é onde colocar o alimentador. Este deve ser instalado numa zona seca e ao abrigo de correntes de ar. Este local deve dispor de 2 espaços distintos: uma zona lavável e com boa drenagem e uma zona com camas de palha.
Devemos prever um espaço mínimo entre 1,5m2 a 2m2 por vitelo durante a fase de alimentação. Deve ser um espaço que proporcione, no mínimo, 6m3 a 7m3 de ar por animal e ter água fresca à descrição (cada vitelo tem uma necessidade de água diária de cerca de 10% do seu peso).
Constatamos que um alimentador de vitelos permite uma maior eficiência no rácio Kg de leite consumido versus desenvolvimento do vitelo. Permite uma redução da mão-de-obra gasta para alimentar os vitelos em cerca de 80% a 90%. Podemos concluir que, se queremos boas vacas, temos que forçosamente ter boas vitelas, e nada como um bom equipamento para ajudar a atingir esse objetivo.
Alguns estudos realizados permitiram concluir que este tipo de equipamentos, quando devidamente dimensionados e instalados, se amortizam entre 2 a 3 anos.
Os alimentadores automáticos de vitelos contribuem de forma simples para uma educação dos animais desde tenra idade, que resulta numa melhor adaptação quando adultos aos sistemas alimentadores automáticos, tornando-os mais assertivos, sendo o criador o mais favorecido com esta rápida habituação.