Vale a pena pensar na desinfeção dos tetos!
Com cada vez mais disponibilidade de produtos no mercado, Wilson Lei, Especialista em higiene da Diversey, (fabricantes da Gama Deosan, soluções de higiene, limpeza e desinfeção e, bem-estar animal para a industria láctea), apresenta alguns conselhos oportunos.
Quais os critérios de escolha do desinfetante de tetos para o seu efetivo leiteiro?
O mercado de desinfetantes para os tetos, está a tornar-se mais complexo, o que significa que pode ser mais difícil para os agricultores tomarem a decisão correta para os seus negócios. Há uma lista cada vez maior de combinações de biocidas disponíveis, todos reivindicando eficácia contra uma série de diferentes microrganismos. Ao mesmo tempo, existe uma ampla variedade de ingredientes que promovem o condicionamento da pele, como se de um balcão de uma loja de cosméticos se trate, todos apoiados por uma série de gráficos convincentes e de material de marketing apelativo.
Com o tempo, o Regulamentos de Produtos Biocidas da EU (Regulamento (UE) n.º 528/2012) irá simplificar o mercado, permitindo apenas os produtos licenciados. Mas até que tal ocorra, como é que decide qual o produto mais adequado para as necessidades dos seus animais e da sua Exploração?
É realmente importante entender o que é um desinfetante para tetos e quais devem ser as suas funções.
Desinfetantes
Os desinfetantes dos tetos são apresentados como pré-ordenha, pós-ordenha ou pré-preparações. Contar apenas com um desinfetante de tetos para reduzir a contagem de células, para evitar surtos de mastite clínica ou resolver problemas de saúde do úbere, nunca terá o efeito desejado.
A mastite é uma doença multifacetada e requer uma abordagem de gestão integrada e conjunta para garantir um controlo eficaz. Mais ou menos como um quebra-cabeças, o Produtor precisa de todas as peças e, o efetivo dependerá muito da situação da sua Exploração. Por exemplo, é necessário considerar:
- Quais os microrganismos que representam o maior desafio na sua Exploração?
- Quando os animais que correm maiores riscos?
- As rotinas de ordenha oferecem um equilíbrio entre uma produção eficiente, ao mesmo tempo que garantem a extração higiénica do leite e o controlo da mastite?
- O que procura nas suas rotinas de desinfeção de tetos?
- Está a conseguir alcançar o resultado desejado?
- Qual o papel que o ambiente da Exploração está a desempenhar?
- Como é que o espaço da Exploração é mantido o mais limpo possível?
- Os animais em transição são controlados de maneira eficaz?
A desinfeção dos tetos antes e depois da ordenha é obviamente uma parte integrante do programa geral de higiene, projetada para reduzir as cargas bacterianas, promover uma boa condição da pele e, o mais importante, produzir leite de boa qualidade.
Qualidade vs Preço
O objetivo principal deve ser escolher um produto de qualidade adequado à finalidade, desenvolvido para corresponder aos desafios específicos do seu efetivo e às condições de maneio, em vez de apostar num produto simplesmente por ser barato, que poderá não corresponder aos verdadeiros objetivos.
Como indústria, é necessário eliminar a obsessão com o quão brilhante ou espesso o produto é – isto realmente não diz nada sobre a eficácia do produto. Mais do que nunca, a qualidade do produto é importante. E é importante que a escolha de produto reflita os desafios que o alojamento, o clima e o ambiente trazem para a gestão da higiene do úbere e da condição da pele dos tetos.
Por exemplo, animais alojados requerem um alto padrão de higiene dos tetos na pré-ordenha e precisam de um produto como Agros Pre-Post ou, o novíssimo Deosan Triathlon, uma solução inovadora 100% biodegradável, com alto espectro bactericida e que garante a remoção eficaz da sujidade, promovendo a suavidade e elasticidade dos tetos durante as fases da ordenha.
Por outro lado, para animais em pastoreio, expostos aos desafios do clima, é necessário um desinfetante pós-ordenha que adira bem à pele, que tenha um combate de insetos persistente, composto de ingredientes de condicionamento da pele de alto nível para melhorar a condição do teto.
Se desejar usar apenas um produto para ambas as funções, certifique-se de escolher um pré e pós-ordenha e desinfetante duplo desenvolvido para esse fim. Deosan Teatfoam Advance é também uma formulação de alta qualidade que contém uma mistura eficaz de ingredientes biocidas de limpeza e, de agentes de condicionamento da pele, que oferece um alto nível de desempenho para ambas as aplicações.
Usar o produto errado na hora errada comprometerá a eficácia do seu programa de higiene.
Depois de decidir o tipo de produto necessário, certifique-se de que é o mais adequado para a finalidade. Deve ser eficaz e manter a sua eficácia na presença de qualquer tipo de sujidade, inclusive na película de leite deixada no teto no final da ordenha. A formulação deve incluir acondicionadores de pele (de nível cosmético) e formadores de filme que permitam ao produto cobrir toda a superfície do teto para proporcionar a eficácia ideal. E é necessário ter a certeza de que foi fabricado num processo totalmente controlado, para garantir a qualidade e consistência.
Por fim, nunca deve adulterar as soluções desinfetantes, adicionando qualquer outra substância, como glicerina ou espessantes, porque pode comprometer a sua eficácia e o equilíbrio geral do produto. Se o produto não estiver a funcionar como esperado, provavelmente há um bom motivo para que isso aconteça, que não será resolvido alterando a formulação.
Por exemplo, se um produto está falhar ao não deixar a pele macia dos tetos e se esta não ficar macia e elástica, principalmente durante os períodos de más condições atmosféricas, verifique primeiro os processos de ordenha. Pode ocorrer que na rotina de pré-ordenha não se consigam tetos limpos e secos, o que poderia comprometer a condição da pele. Se tudo parecer OK, então mude para uma formulação de elevada barreira ou aderência, com condicionadores de pele que irão proteger os tetos durante este período. Use o produto certo para as condições dos seus animais e da sua ordenha!
Os desinfetantes de tetos são uma parte importante da estratégia para reduzir os custos dos problemas de saúde do úbere e, um pequeno investimento em produtos de qualidade pode ter um retorno significativo, tanto financeiramente como em preocupações.
Benefícios de investir num bom produto de mergulho/spray para os tetos:
- As tetinas são mais fáceis de limpar.
- Melhora a condição/ bem-estar do teto e animal.
- Reduz o risco de infeção.
- Menos sujidade.
- Aumenta a probabilidade de uma melhor qualidade do leite.
Texto: Wilson Lei, F&B – Portugal Sales Manager