Exploração Filipe Joaquim da Silva Loureiro

Exploração Filipe Joaquim da Silva Loureiro

Foto: Filipe Joaquim da Silva Loureiro

Empresa
Exploração Filipe Joaquim da Silva Loureiro – Touguinhó, Vila do Conde

Ano da Fundação
2009

Nº de Animais
126 dos quais 64 vacas lactantes

Cliente Agros Comercial
Desde 2009

Quantidade Contratualizada
662.747 Litros

Cliente Empresas Grupo AGROS
PEC Nordeste, Agros Comercial

Tendo em consideração o investimento realizado com a aquisição de um Sistema de Gestão Integrado de Estábulo – SMART DAIRY, quais as principais razões que o levaram a optar por esta solução?
O Sistema de Gestão Integrado de Estábulo – SMART DAIRY enquadrava-se com o Sistema de Ordenha da BouMatic, que já tinha comprado à Agros Comercial. Esta foi a principal razão pela qual optei por esta solução, uma vez que permite sincronizar os dados entre a ordenha e o programa e, assim, medir a atividade dos animais, o tempo ideal para  inseminar a vaca. Além destas vantagens, o programa de gestão económica é um auxiliar valioso na administração eficiente da Exploração.

 

Está satisfeito com os resultados obtidos pelo equipamento na sua Exploração? Aconselharia este equipamento a outros Produtores?
Sim, estou satisfeito. Na missão da atividade tem ajudado a detetar alguns cios silenciosos que anteriormente passavam despercebidos e agora, graças ao sistema, são possíveis de identificar. O equipamento permite detetar cios naturais, registando toda a informação no computador e facilitando o trabalho do dia-a-dia. Atualmente, no contexto em que vivemos, somos obrigados a atingir determinados patamares de exigência na gestão das Explorações e estas ferramentas permitem antecipar eventuais prejuízos. Por isso, aconselho este equipamento para melhorar todos os processos nas respetivas Explorações.

 

Quais são as principais diferenças em relação a outras eventuais soluções disponibilizadas pelo mercado? Pela relação qualidade vs. preço? Pela versatilidade, facilidade de operar, ou por outros fatores?
O Sistema de Gestão Integrado de Estábulo – SMART DAIRY é de fácil utilização e torna-se prático, uma vez que efetua sincronizações periódicas com o computador, além de também ser possível sincronizar com o smartphone, permitindo aceder à informação de todos os animais que estão no programa em qualquer lugar, simplificando assim todo o processo necessário para medir a atividade animal.

 

Considera positivo o apoio, disponibilidade e rapidez na resposta dado pela empresa Agros Comercial? Quais os aspetos que considera mais positivos na forma de trabalhar pela empresa?
Desde que trabalho com a Agros Comercial, a estrutura técnica de apoio tem mostrado bastante abertura para eventuais impasses. Os técnicos estão a par das soluções e resolvem de forma eficaz e rápida os problemas que pontualmente surgem. Deste modo, posso afirmar que a Agros Comercial tem correspondido ao exigido.

 

Tem trabalhado com a Agros Comercial em mais alguma gama de produtos (Material Tubular, Produtos de Higiene, Máquinas Agrícolas, Equipamentos de Refrigeração,  Manutenção e Assistência Técnica, etc.)? Quais os motivos?
Neste momento possuo um Tanque de Refrigeração Serap, um Sistema de Ordenha BouMatic, e utilizo também alguns Produtos de Higiene. Existe bastante abertura com os técnicos e equipa de vendas, e os negócios têm-se proporcionado.

 

Para si quais as áreas de negócio que entende que poderiam ser alargadas e que a Agros Comercial poderia desenvolver? Ou quais os serviços que apesar de já serem disponibilizados pela empresa ainda apresentam uma grande margem de progressão e crescimento?
A Agros Comercial já abrange uma grande variedade de áreas necessárias ao Produtor, quer sejam Produtos de Higienização, Equipamentos de Ordenha, e mais recentemente as Máquinas Agrícolas. No entanto, a concorrência é cada vez mais  agressiva. A área da robótica e novas tecnologias poderá ser uma aposta interessante, apesar de ser algo trabalhoso e exigente. Também as energias renováveis estão em voga neste momento. Futuramente serão necessários investimentos na área energética, uma vez que estes gastos ocupam uma percentagem pesada na fatura ao final do mês. Em relação a serviços, penso que exista margem de progressão.

 

Pretende manter a parceria entre a Agros Comercial e a sua Exploração?
Sim, até aos dias de hoje (espero que também no futuro), só tenho aspetos positivos a apontar à empresa.