Exploração José Carlos da Silva Mariz

Exploração José Carlos da Silva Mariz

Foto: José Carlos da Silva Mariz e família

Empresa
José Carlos da Silva Mariz – Macieira de Rates, Barcelos

Ano da Fundação
2006

Nº de Animais
210 dos quais 103 vacas lactantes

Cliente Agros Comercial
Desde 2008

Quantidade Contratualizada
1.293.075 Lts

Cliente Empresas Grupo AGROS
Segalab, ABLN e PEC Nordeste

Tendo em consideração o investimento realizado com a aquisição de Máquina de Ordenha 2×12 Nova, quais foram as principais razões que o levaram a optar pelas soluções disponibilizadas pela Agros Comercial?
Reduzir o tempo de ordenha. Para além disso e, acima de tudo, ter também os registos de produção de todos os animais. No final da ordenha e mesmo durante, é importante conseguir perceber quais os animais que têm oscilação na produção ou que apresentem algum problema de células somáticas. Neste caso, a própria máquina alerta durante a ordenha e o programa regista os dados. Assim, informa-me e fico ainda com o registo na aplicação do telemóvel, que nos dias de hoje é muito importante.

 

Está satisfeito com os resultados obtidos pelo equipamento na sua Exploração? Aconselharia este equipamento a outros Produtores? Pela relação qualidade vs. preço? Ou outro fator?
Sim, aconselharia. Acho que é um bom investimento simplesmente por um motivo: onde passamos a maioria do nosso tempo durante o dia e o ponto fulcral da produção de leite é a ordenha. Por isso, devemos dar a máxima atenção a esse aspeto.
Nesse sentido, acho que temos de otimizar ao máximo o tempo porque quem tem colaboradores, como é o caso, tem mais custos por cada hora que passa. Para além disso, a comodidade dos animais é bastante superior à da ordenha anterior – os animais estão mais confortáveis e a própria ordenha é mais rápida. É tudo melhorado.

 

Quais as principais diferenças em relação a equipamentos anteriores?
Tempo, comodidade e registos. A parte mais fundamental é, sem dúvida, a dos registos. A entrada e saída dos animais também é mais facilitada, uma vez que o espaço tem dimensões superiores.

 

Considera positivo o apoio técnico prestado pela Agros Comercial? Em que medida?
Sim. É positivo porque têm consciência do que é produzir leite e ao mínimo problema, se é que ele existe, estão presentes para ajudar e resolver. Neste momento, sinto ter bastante apoio em caso de necessidade.

 

Têm trabalhado com a Agros Comercial em mais alguma gama de produtos?
Sim, produtos de higienização.

 

Pretende manter a Agros Comercial como parceira da sua Exploração?
Sim, o investimento valeu a pena e estou muito satisfeito!